free website design templates

A diferença entre MDF e MDF

MDP

O MDP – Medium Density Particleboard (partículas de média densidade) é formado por três camadas de chips ou cavacos de madeira, sendo as duas camadas externas de pequena gramatura e a interna de gramatura maior.

Essa separação dos cavacos confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência a empenamentos e deformações. Na indústria moveleira, o MDP é utilizado em móveis retilíneos, onde não há usinagem – mesas, armários, balcões e principalmente onde há necessidade de resistência mecânica.

Muita gente confunde o MDP com o antigo aglomerado, que tinha a má fama de esfarelar, mas há uma diferença na gramatura das partículas entre esses dois materiais. No aglomerado as partículas eram maiores, tanto as externas quanto as internas. Só que o motivo de esfarelar era outro: o aglomerado chegou ao Brasil na década de 1960, época em que não se fabricavam corrediças. Assim, os gaveteiros eram feitos de travessas de Pinus e as gavetas, sem borda na parte inferior, corriam sobre elas. Com o atrito, os chips ou cavacos se soltavam do painel; daí, o mito de que MDP também esfarelava.

MDF

Já o MDF – Medium Density Fiberboard (Fibras de Média Densidade) é homogêneo, pois não possui camadas. Fazendo uma analogia, é como se fosse um algodão de madeira prensado. Essa característica confere ao MDF uma superfície perfeita para a aplicação de pintura, vernizes, colagem de lâminas de madeira e diversos tipos de usinagem, inclusive aquelas para encaixe.

Qual deles é mais resistente à umidade?

O MDP é composto de partículas que não são fibras expostas. Também há espaços vazios entre uma fibra e outra. Então, ele não absorve a umidade com a mesma velocidade. Quando isso acontece, as partículas internas incham, mas a umidade preenche primeiro os espaços vazios para, em seguida, aumentar a espessura do painel. Além de inchar menos, ele ainda possui uma taxa de retração quando a umidade cessa.

Já o MDF não é a fibra nua, aglutinada e colada? A fibra de madeira está ávida por umidade, absorvendo-a rapidamente. Saturada, deixa a umidade passar para a fibra do lado, por osmose. Assim, o MDF incha, e muito, chegando a dobrar de espessura, dependendo da severidade do contato com a umidade.

Mas há o MDF Hidrófugo (ou MDF RU – Resistente à umidade), que possui uma resina que o impermeabiliza. Não é à prova d’água, mas resistente à umidade. Esse material possui as mesmas características que o MDF e é ligeiramente esverdeado por causa da resina. 

Siga a Taquaral Móveis
nas redes sociais

Contato

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 395 Taquaral, Campinas-SP

(19) 3203-3234
99183-3363 / 99841-8329

taquaralmoveis@terra.com.br

2ª a 6ª feira das 8:30h às 18:00h
Sábado das 9:00h às 14:00h